Foto: Deni Zolin (Diário)
Uma construtora contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começou nesta quarta-feira (19) a retirar o asfalto de trechos com problemas no início da Faixa de Rosário (BR-158), perto da lombada eletrônica. O principal defeito que será consertado é da pista afundada nos trilhos que se formam devido ao peso de caminhões, ônibus e carretas.
O asfalto com problema está sendo removido, para colocar um nova camada de asfalto. Esse conserto será feito em outros trechos da Faixa de Rosário. Além disso, o Dnit prevê a colocação do chamado revestimento microasfáltico, que é um camada bem fina de asfalto que serve para cobrir trincas na pista e evitar que a água se infiltre e sejam abertos novos buracos.
O Dnit informou que esses serviços são de um contrato de manutenção da rodovia e que há verbas para o prosseguimento das obras. Felizmente, agora, o Dnit tem recebido mais verbas para manutenção. Mas por décadas, as estradas de todo o país vem sofrendo com acúmulo de problemas devido à falta de recursos para as obras mínimas necessárias.